Como lavar seu Kimono e o manter sempre limpo para o treino

Seu equipamento é o reflexo de sua personalidade. Nada pior que treinar com um pessoa com o kimono sujo e em más condições de higiene. Além do desconforto, kimonos sujos podem transmitir diversas doenças de pele.

Algumas academias exigem que o aluno ou atleta esteja sempre asseado no treino. Nada melhor que um kimono novinho, mas mantê-lo assim exige alguns cuidados.

combos-venum-brasil

Algumas dicas de cuidado com sua pele

Não basta estar com o kimono limpo, se sua pele não está sendo cuidada de forma efetiva. Higiene depois dos treinos é extremamente necessária para um atleta, e não tem nada de frescura. Uma micose pode tirar o lutador do tatame por semanas.

Sempre use sabonete com proteção antibacteriana. Para a remoção total da sujeira é aconselhado o uso de uma esponja ou escova.  Caso surja alguma marca estranha passe o óleo de Melaleuca, se aumentar ou intensificar, consulte um dermatologista.

Como lavar seu kimono

como-lavar-seu-kimono-seco

Dicas de como lavar seu kimono podem ajudar a manter seu material de treino novo por mais tempo.

  • lave seu kimono sempre do avesso, isso vai ajudar a tirar as manchas pretas da gola.
  • Adicione sabão de coco moído junto ao sabão em pó
  • seque sempre seu kimono de forma natural
  • Cuidado ao lavar seu kimono com alvejante, somente em caso dos kimonos brancos muito encardidos. Comprar todos os kimonos da mesma cor facilita na hora da lavagem, pois você pode limpá-los todos de uma vez.
  • Se for usar a secadora deixe apenas alguns minutos, mantendo seu kimono ainda úmido. Não deixe a secagem completa, pois isso vai fazer seu material de treino encolher. Use esse aparelho apenas em extrema urgência caso não tenha outra opção para faltar no treino.

Como dobrar seu kimono da maneira clássica

Este vídeo é um tutorial de como dobrar tradicionalmente um kimono de Judô, mas você pode também utilizar esta técnica com um kimono de Jiu Jitsu. Confira!