Não é surpresa para ninguém, que a família Gracie é responsável pela evolução e popularização da luta agarrada mais eficaz do planeta. Tanto é que hoje treinamos o BJJ, ou o Jiu Jitsu brasileiro. Em grande parte das academias do mundo que ensinam a arte suave uma bandeira do Brasil figura no topo de alguma parede, com plena justiça.
Mas antes de Carlos e Hélio, outros pequenos homens na terra do sol nascente se arriscavam contra oponentes maiores. O maior feito dos Gracies não foi apenas evoluir e popularizar o Jiu Jitsu, e sim achar seu maior tesouro: a forca do franzino.
Raízes e Lendas do Ju Jitsu
A história do Ju Jitsu é contada de diversas formas, com várias vertentes. Lendas míticas, que datam mais de 2500 anos atrás, dizem que os deuses Kajima e Kadori usavam técnicas de Ju Jitsu para punis seus habitantes. A primeira escola que adotou a luta agarrada foi fundada pelo Príncipe Tejun quase 880 anos antes de Cristo, a academia do monarca focava em lutas com facas e espadas. Mas a primeira escola especifica da arte suave veio apenas em 1532, e traz uma história que faz qualquer história de pescador parecer relato oficial: O Mestre Takenouche, depois de treinar e meditar por dias a fio, sofreu um desmaio e dormiu profundamente. Neste sonho ele recebeu a visita de um guerreiro fantasma que lhe ensinou cinco novas técnicas de finalização, e a vantagem de usar armas curtas e não longas. Não, no Ju Jitsu o objetivo não era uma medalha ou ver seu oponente submisso. Era sim uma arma de guerra, com técnicas de espada e sem espada, essa última que deu origem ao esporte atual. A Arte era definida como a habilidade de se defender de um inimigo armado ou maior com suas próprias mãos.
Tempos de Paz no Japão
No período de Edo, a ditadura militar conseguiu fazer do Japão uma área com menos guerras e combates. As armas foram proibidas, caíram em desuso e viraram meros itens de decoração. Foi então que o combate de homem a homem ficou popular, na época o Ju Jitsu já incorporava golpes traumáticos junto com a luta agarrada. Se você acha que hoje existem muitos tipos de Jiu Jitsu, Em 1870 no Japão existiam 700. A primeira versão esportiva também data desse período, já existiam duelos secretos entre escolas sem intensão de matar.
O Poder volta ao imperador
O Japão mais uma vez unificava seu poder e queria sufocar os Shoguns! Os samurais apoiaram seus mestres na guerra E isso lhes rendeu o banimento de praticar artes marciais. A proibição fez de alguns bandidos, outros faziam shows combinados alguns nem ligaram, pois seus corpos estavam castigados anos por treinos violentos. Mas o Ju Jitsu não morreu graças aos mestres que migraram para outros países ou treinaram no submundo ate o banimento cair na metade do século 20.
Os filhos mais famosos do Ju Jitsu
Falar de Jigoro Kano apenas como aquele senhor grisalho, cuja foto e reverenciada e figura em todas as academias de Judô do mundo é pouco. O inventor do único esporte olímpico filho do Ju Jitsu tem um dos maiores legados nas artes marciais. Além do Judô, o Sambo e o Jiu Jitsu Brasileiro também vieram diretamente da arte japonesa. Mas, qualquer arte marcial que utiliza as finalizações foi influenciada pelo Ju Jitsu em algum momento de sua história.
Fontes de imagens: illustrated first war, Kuzishi Dojo, Genbukansa,mixedmartialarts.com,imgkid.com, history of japan, Gracie Scottsdale