Nas últimas duas décadas, a meditação se popularizou no mundo todo. Seus benefícios são interessantes para grande parte da sociedade, e estudos cada vez mostram mais vantagens desta prática.

meditação-artes-marciais-ioga

Vivemos em um mundo frenético quem raramente estamos a sós. A meditação gera um lugar onde podemos encontrar paz, revelar o verdadeiro eu e aprender como viver a vida à nossa maneira.

Meditação e Artes Marciais

A meditação ainda não está totalmente difundida nas artes marciais atuais, mesmo fazendo parte da base de muitas delas.

A ioga, que era uma prática que tinha um certo preconceito no mundo da luta, já é adotada por muitos atletas.

A conexão entre a luta e a meditação é muito antiga. Muitos guerreiros usaram várias técnicas de respiração para se acalmar antes da batalha nos primórdios do homem. Mas a meditação tornou-se parte integrante das artes marciais muitos séculos depois.

meditação-artes-marciais-como-fazer

Em muitas artes marciais, uma mente calma e o controle sobre as emoções são a peça chave para uma vitória. Além de serem fatores cruciais para executar os movimentos da maneira correta, o atleta consegue aplicar tudo que treinou sem afobação na hora da competição.

Muitas artes marciais incluem várias técnicas de respiração que também são consideradas meditação. Esta forma de meditação faz parte de artes marciais como Caratê, Kung Fu e Tai Chi.

Meditação em Movimento

Veja as formas de meditação em movimento mais usados pelas artes marciais:

Prática de autodefesa – O segredo dessa prática é se concentrar para que a técnica esteja integrada à sua mente.  O golpe deve se tornar uma resposta automática do seu subconsciente.

meditação-artes-marciais-jiu-jitsu

Respiração e controle do corpo – Em artes marciais como o Tae-kwon-do, a respiração tem muitos objetivos, principalmente conectar o corpo e a mente. Um lutador deve inspirar enquanto se prepara para executar o movimento e expirar ao executar. O foco na respiração permite ao lutador executar adequadamente os movimentos defensivos e ofensivos.

Autoconhecimento – Este é um dos objetivos mais profundos da prática. Com o tempo, a meditação ajudará um artista marcial a descobrir um verdadeiro eu e fornecerá uma melhor compreensão do mundo ao seu redor. Ajuda o atleta a lidar com derrotas, medo das lesões e muitas outras barreiras que impedem uma pessoa de liberar todo o potencial dentro do ringue.

meditação-artes-marciais-tai

Artes Marciais Modernas

O treinamento e as competições de artes marciais são muito estressantes para algumas pessoas, especialmente para os iniciantes. Muitos alunos têm dificuldade em lidar com o fracasso ou controlar os sentimentos no tatame. A meditação nas artes marciais modernas pode acalmar a mente e melhorar sua concentração.

Depois dessas dicas, chegou a hora de você meditar hoje mesmo!

 

POSTS RELACIONADOS

Mestre Roberto Leitão – 1937 – 2020
Mestre Roberto Leitão – 1937 – 2020
5 Jogos de Luta para você curtir me 2020
5 Jogos de Luta para você curtir me 2020
Venum Fit: Vantagens do consumo de Aveia
Venum Fit: Vantagens do consumo de Aveia