Veja como limpar luva de boxe e MMA aqui!

A importância de manter seus equipamentos limpos é muito grande. Diversas doenças de pele podem ser transmitidas na academia. Além de que os fungos e bactérias podem causar um cheiro horrível em suas luvas.

 

luvas-venum-brasil

Equipamento asseado é respeito à sua saúde e aos seus companheiros de treino. Veja como manter suas luvas limpas aqui.

Dicas de como limpar luva de boxe ou MMA

  • Lave suas mãos antes do treino – Por mais que pareça contraditório, afinal você vai sujar suas mãos no treino, lavar as mãos antes da atividade pode ajudar e muito. Você vai tomar um banho pós treino, sua luva não. Então, todas as bactérias presentes em uma das partes mais sujas do seu corpo vão ficar na sua luva!
  • Nunca deixe suas luvas na mochila ou bolsa de treino – Escolhas as bolsas e mochilas vazadas, ou com algum tipo de ventilação, para levar seu equipamento de treino. Mesmo assim, sempre retire seu material após a prática esportiva. Um lugar úmido, quente e  escuro é o berço perfeito para milhares de bactérias.
  • Coloque suas luvas em um freezer – Tire todos os alimentos do seu freezer, depois deixe suas luvas cobertas com um plástico por até 48hs. Isto vai fazer a maioria das bactérias sumirem, e o cheiro vai diminuir consideravelmente.
  • Sempre use bandagem – Use sempre bandagem, e principalmente, a lave constantemente. Ela vai absorver parte do suor que não vai parar direto em suas luvas.
  • Mantenha sua luva seca – O segredo em acabar com o mal cheiro é manter sua luva sempre seca. A pendure ao ar livre depois do treino, você pode usar o próprio velcro e o varal de sua casa. Mais sorte se for um dia ensolarado, caso esteja no inverno, ou em dias extremamente úmidos, o uso do secador é uma boa ajuda. Nos dias quentes, não deixe sua luva diretamente secando no sol.
  • Não empreste suas luvas – O uso da luva deve ser pessoal. Do mesmo jeito que você não deve emprestar as luvas, não deve treinar com luvas dos outros. Isto evita contaminação e diferentes bactérias no seu equipamento.
  • Use jornal – O jornal pode ser uma ferramenta útil para tirar o excesso de umidade de dentro da luva, além de deixar o ar circular no interior do equipamento.
  • Bicarbonato de Sódio – Você pode usar bicarbonato de sódio para tirar o mal odor da luva. Tenha certeza que as luvas estejam secas, aplique o pó e deixa por 2 horas. Depois remova a substância batendo a luva, ou usando um pequeno aspirador de pó.