Benny Leonard é considerado o maior peso leve de todos os tempos, e figura entre os top 10 em todas listas dos grandes do esporte.

Conhecido por sua velocidade, reflexos rápidos e excelente técnica, deteve o cinturão de sua categoria por diversos anos.

Benny Leonard lutava escondido na adolescência

Leonard cresceu em um gueto judeu em East Manhattan, poucas milhas de onde nasceu em 1896. Filho de imigrantes russos, ele aprendeu a lutar para sobreviver no seu bairro. Logo viu que levava jeito para o esporte, mas existia uma grande barreira entre Benny e o Boxe. Seus pais.

benny-leonard-boxer-new-york

Judeus ortodoxos ferrenhos, não aceitavam este tipo de atividade do filho. Ele chegou a mudar de nome para tentar esconder suas atividades dos pais, mas não adiantou.

Aos poucos foram aceitando o boxe, mas jamais foram assistir a uma luta, com medo de ver o filho machucado.

Benny perdeu sua primeira luta profissional

Benny Leonard acabou derrotado em sua primeira luta profissional. Mas este fato só ocorreu outras 5 vezes em toda sua carreira.

benny-leonard-stock-market

Depois da primeira derrota, ele anotou 15 vitórias consecutivas e estava apto a disputar o título.

 Caminhada rumo ao título

Benny Leonard realmente acreditou no seu potencial de um dia ser campeão dos leves. Diferente de muitos atletas, ele foi evoluindo com o tempo.

Depois de falhar por quatro vezes, finalmente, em 1917, se tornava campeão. O primeiro campeão mundial de boxe nascido em Nova Iorque.

Ele manteve o título por 8 anos, até se aposentar sem perder nenhuma disputa por cinturão.

Em uma época que o antissemitismo era forte entre os imigrantes nos Estados Unidos, ele era um exemplo para crianças judiais e atletas em geral.

Sempre simpático e agradável, não dava para acreditar que Bennny socava os outros na cara para sobreviver.

Aposentadoria

Benny Leonard ganhou muito dinheiro no box, e também na bolsa de valores. Seu principal investimento na aposentadoria. Com a grande depressão americana, ele acabou perdendo tudo.

benny-leonard-boxer

Ele acabou aceitando a voltar a lutar, mas estava fora de forma e lento. Perdeu a maioria dos combates de forma humilhante.

O lutador acabou morrendo jovem, aos 51 anos, de um ataque cardíaco em Nova Iorque.