Hoje o Venum Blog apresenta mais uma lenda do Boxe mundial. O escolhido do mês é o americano Dov Rosofsky, mais conhecido como Barney Ross. Barney foi campeão mundial em três categorias de peso e também um condecorado veterano da Segunda Guerra Mundial.

Barney Ross – Começo da Vida

Barney nasceu em Nova Iorque, seu pai era um rabino judeu que tinha fugido da Polônia durante a guerra.

Ainda na infância de Barney, a família se mudou para Chicago. O jovem garoto tinha uma educação severa e o desejo da família era que ele seguisse os passos do pai.

Uma tragédia acabou abalando a família e mudando o plano de todos. Seu pai foi assassinado em um assalto, e sua mãe acabou tendo problemas mentais severos após o acontecimento. Os três irmãos mais novos de Barney tiveram que ir para um orfanato, e ele ficou sozinho no mundo com apenas 14 anos de idade.

A solidão fez o garoto se afastar totalmente da religião do pai e se juntou a outros meninos de rua. Barney Começou a fazer pequenos furtos e servir como entregador de dinheiro para a máfia, tendo trabalhado inclusive com o famoso criminoso Al Capone. Este tempo na rua fez com que suas habilidades de luta evoluíssem naturalmente, logo ganhou a fama do melhor brigador das ruas de Chicago.

Seu sonho sempre foi comprar uma casa e reunir sua família, e Barney viu no Boxe esta oportunidade. Uma das primeiras atitudes no esporte foi mudar o nome para não manchar a reputação de sua família, Dov Rosofsky ficava no passado, e o jovem seria conhecido como Barney Ross pelo resto da vida.

Carreira no Boxe

Não demorou muito para o talento de Barney aparecer no esporte. Ainda jovem, foi campeão de competições amadoras locais e nacionais. Os prêmios que ganhava nas suas lutas, como relógios e outras joias, acabava penhorando para juntar dinheiro para sua família. Até Al Capone chegava a comprar diversos ingressos extras porque sabia que parte do dinheiro iria para ao jovem “funcionário”.

Saga Vitoriosa

Barney Ross é único no Boxe. O atleta foi campeão mundial em três categorias diferentes e nunca foi nocauteado em sua carreira. Ross fez 81 lutas na carreira e enfrentou por diversas vezes os melhores do seu tempo. Foram 74 vitórias, sendo 22 delas por nocaute, 4 empates e apenas 6 derrotas.

Barney Ross era extremamente inteligente e tinha um gás infinito, característica rara para os lutadores da época.

Entre os nomes que Barney derrotou durante a carreira estão Ceferino Garcia, Izzy Jannazzo, Jimmy McLarnin, Tony Canzoneri e Battling Battalino.

Segunda Guerra Mundial

Barney Ross teve uma carreira relativamente curta e no início de seus trinta já estava aposentado. O ex-lutador resolver se alistar na Marinha Americana. O governo queria usar seu alistamento como propaganda e chamar mais jovens para corporação. Mas Barney não aceitou tal tarefa, ele queria mesmo é lutar.

Ele serviu durante a Batalha de Guadalcanal no Pacífico sul. Uma noite, ele e três outros soldados foram presos sob o fogo inimigo. Todos os quatro ficaram feridos; Ross foi o único capaz de lutar e conseguiu derrotar mais de uma dúzia de japoneses no combate.

Ross foi premiado com a terceira maior honra militar dos Estados Unidos, a Estrela de Prata.

Ross passou o resto a vida usando eu status de celebridade para publicidades. Mesmo sem deixar herdeiros, ele realizou os seus dois maiores sonhos: ser campeão mundial e reunir sua família.