Cuide bem dos seus dedos no Jiu Jitsu

Seus dedos são uma das sua principais ferramentas em qualquer luta agarrada. Você os usa o tempo todo, seja fazendo pegada ou base para alguma alavanca.

O uso excessivo dos dedos acaba causando lesões, uma das mais comuns para qualquer lutador da arte suave. Dores de tempo em tempo são normais, mesmo em praticantes que estão iniciando no Jiu Jitsu. Dores de vez em quando são normais, mas sentir dor toda hora de forma crônica é indicação que você deve consultar um profissional da saúde.

dedos-no-jiu-jitsu

Esta pequenas lesões podem causar um mal ainda maior no futuro, e deixar você fora do tatame no futuro. A maioria do desgaste vem de controlar o kimono do adversário, mas as lesões mais graves acontecem quando o oponente tenta arrebentar uma pegada.

Depois de um certo tempo de treino, você vai notar que suas mãos podem ter aumentado de tamanho. Isso é normal, assim como o resto do corpo, nossas mãos tem músculos, que se desenvolvem conforme o aumento do exercício. Caso não cause dor, o aumento é normal.

como-cuidar-dos-seus-dedos-no-jiu-jitsu-gelo

Veja algumas dicas para você cuidar dos dedos no BJJ!

Cuidados com os dedos no Jiu Jitsu

  • Proteger seus dedos com fita é uma das melhores prevenções de lesões de dedos no Jiu Jitsu. Alguns profissionais não usam esta técnica. Existem diversos vídeos explicativos de como fazer esta proteção.
  • Se você estiver com dor nos dedos, mude um pouco seu jogo. Você pode fazer guardas que não são tão pesadas com seus dedos.
como-cuidar-dos-seus-dedos-no-jiu-jitsu-dicas
  • Alongue e faça exercícios com seus dedos. Existem diversas formas de fortalecer seus dedos. Os exercícios, aliados com um alongamento antes e depois do treino, vão deixar suas falanges menos suscetíveis a lesões.
  • Treine sua pegada. A pegada não apenas força nos dedos, exitem uma série de técnicas que vão melhorar seu jogo sem machucar seus dedos.
  • Caso esteja com seus dedos machucado, não fique fazendo guerra de pegada neste período. Melhor perder uma posição no rola, do que ficar muito tempo sem treinar.
  • Caso tenha dores e desconforto, pause o treino e faça gelo quando possível. Caso exista inchaço extremo, dificuldade de movimentação ou dor contínua mesmo após dias parado, corra consultar um médico.