Andy Hug 1964 – 2000

Andy foi um dos caratecas mais populares da história do esporte e levantou a  bandeira de sua arte marcial nos melhores campeonatos de Kickboxing do mundo. Mesmo nascendo em um dos países mais ricos e estáveis do mundo. Hug não teve uma vida fácil. Sua mãe o entregou para um orfanato ainda bebê, local que morou até os três anos quando sua avó conseguiu sua guarda na justiça.

andy-hug-kick

O atleta começou a treinar Caratê Kyokushinkaikan com apenas 10 anos. Sua evolução no Kumite (estilo do caratê de competição com combate) foi impressionante. Sempre rígido nos treinos, e ainda adolescente, ele conseguiu uma autorização da federação suíça para competir entre os adultos.

Andy Hug com 19 anos já estava lutando no Japão. O suíço foi diversas vezes campeão mundial inclusive em outros estilos como o Seidokaikan. Hug espantou o mundo do Caratê por aperfeiçoar técnicas tradicionais, e criar algumas ele próprio. O atleta foi apelidado de “Samurai dos Olhos Azuis” na terra do sol nascente.

Andy Hug estreou no K-1 em 1993

andy-hug-lendas-do-kickboxing

Em 1993, Andy Hug decidiu que era hora de testar suas habilidades contra os melhores trocadores do planeta. Hug fez sua primeira luta no lendário K-1 contra  Nobuaki Kakuda, saindo vencedor com uma joelhada no clinche.

Depois de uma vitória contra Branko Cikatić, os dirigentes do K-1 acharam que Andy estava pronto para competir entre os melhores do mundo. O atleta foi inscrito no K-1 Grand Prix ’94.

Andy não foi bem na sua primeira luta de Grand Prix. ele perdeu para o americano Patrick Smith, sendo derrubado três vezes em menos de 19 segundos, sofrendo assim um nocaute técnico.

Hug, mais tarde, vingou a derrota para Smith. O lutador colecionou diversas vitórias no evento melhorando sua auto-confiança e conhecimento das regras e manhas do kickboxing. Foia ai que ele construiu uma rivalidade com um dos maiores nomes do esporte: Mike Bernardo.

Andy Hug foi campeão do K-1 World Grand Prix Championship em 1996

andy-hug-kickboxer

Andy chegou ao topo do evento japonês três anos após sua estreia. O atleta abusou do clinche e dos chutes rodados para alcançar a maior glória em sua carreira.

Ele venceu a lenda Ernesto Hoost na semi-final com uma decisão dividida dos juízes. Na grande final, enfrentando seu maior rival Mike Bernardo, Andy vendeu por nocaute com um chute rodado nas coxas. Hug ficou em segundo lugar do Grand Prix duas vezes em sua carreira. Hug se aposentou em 2000, pouco antes de sua morte.

O atleta estava com a saúde debilitada, e contrariando seu médico, foi treinar para uma luta no japão. lá foi descoberto um tumor maligno em estado avançado no seu pescoço.

Andy Hug acabou falecendo em agosto no Japão, país que o adotou como lutador. Hug deixa um legado de técnica e trabalho duro dentro e  fora do ringue, é lembrado pelso amigos como uma pessoa de grande compaixão e bondade infinita.