Hoje é dia de conhecer outro grande atleta da Nobre Arte no Venum Blog. O escolhido da vez é o americano Tony Canzoneri.
Tony Canzoneri nasceu dia 6 de novembro de 1908, em Nova Iorque. O atleta é considerado um dos melhores lutadores de todos os tempos e foi campeão em três divisões, anotando na carreira um total de cinco títulos mundiais.
Canzoneri faz parte de uma elite de lutadores no boxe que conquistaram títulos em três ou mais divisões. Tony competiu durante sua carreira ente o peso galo até a categoria meio-médio leve.
Sem descanso
Tony fez ao total 175 lutas na carreira, em diversas ocasiões atuou mais de 4 vezes em um mês, chegando a fazer mais de 25 lutas no período de um ano.
Nova Iorque era a meca do boxe na época, o que fez Tony ganhar muita experiência no começo da carreira sem precisar viajar para longe. Todas suas 38 primeiras lutas foram realizadas na metrópole, ou no estado vizinho, Nova Jérsei.
Campeonatos mundiais
Canzoneri ganhou seu primeiro título mundial na categoria dos penas, vencendo Benny Bass em 10 de fevereiro de 1928.
Após defender seu cinturão por apenas uma vez, o atleta subiu de peso e desafiou o campeão mundial dos leves Sammy Mandell, mas acabou perdendo por decisão.
O título em duas divisões veio em 1930, após nocautear o atleta Al Singer na segunda luta entre os dois.
Campeão em 3 divisões
Canzoneri tornou-se campeão mundial de três divisões ao nocautear Jack Kid Berg no terceiro round em 24 de abril de 1931, numa espécie de unificação dos títulos entre os combatentes.
Canzoneri, Barney Ross e Henry Armstrong foram os únicos campeões de boxe na história autorizados pelas confederações a deter dois ou mais títulos mundiais simultaneamente.
Tony Canzoneri – Fim da Carreira
Canzoneri se aposentou em 1939, com um recorde de 137 vitórias, 24 derrotas e 10 empates. O atleta conseguiu 44 nocautes na carreira, e foi parado por KO apenas uma vez, em sua última luta contra Al Bummy Davis. Entre os campeões mundiais que foram derrotados por Tony estão Frankie Klick, Baby Arizmendi, Jimmy McLarnin e Kid Chocolate.
Membro do Hall da Fama do Boxe desde 1956, Tony Canzoneri operou um restaurante de sucesso e também trabalhou como ator depois de se aposentar.
O campeão morreu de um ataque cardíaco em 1959, com apenas 51 anos de idade.