O AEJ, sigla para o exercício aeróbico em jejum, é uma pratica que caiu no gosto dos fisiculturistas. O exercício logo pela manhã, antes de comer, promete grandes perdas de gordura e aumento de metabolismo durante todo o dia.

Existe um pouco de literatura científica que embasa de certa forma os benefícios prometidos pelo aeróbico em jejum, mas a maioria dos fisiologistas não acredita nessa prática.

aej-funciona-verdade-emagrecer

Baseados na teoria que basta você consumir menos calorias que gastou durante 24hs, o horário do exercício não tem muita importância.

Veja alguns argumentos em favor do AEJ

– Uma noite de sono resulta em uma média de 8 a 10 horas de jejum, isso faz com que os estoques de glicogênio do seu corpo se esgotem. Fazer exercícios neste momento pode fazer com que seu corpo mobilize mais gordura devido à indisponibilidade de glicogênio.

– Se você está me jejum, seu organismo não vai liberar a insulina que normalmente o faria ao comer. A insulina está diretamente associada à mobilização de gordura corporal. Portanto, menos insulina nesse horário, mais gordura será queimada.

aej-funciona-verdade-jejum

– Pela manhã, após uma longa noite de jejum, existem menos carboidratos na corrente sanguínea. Com menos glicose disponível, você vai queimar mais gordura.

– O AEJ pela manhã deixa seu metabolismo elevado por um longo período de tempo. Se você faz seu aeróbico na parte da noite, você não consegue tirar proveito do efeito ” Afterburn “, porque a sua taxa metabólica cai dramaticamente assim que você vai dormir.

Agora veja alguns argumentos dos especialistas que discordam dos efeitos do AEJ.

– Para quem discorda dos benefícios do AEJ, a diferença de queima de gordura entre comer ou não comer antes de fazer exercícios é insignificante. O benefício obtido depois de se passar 15h em jejum, sendo uma delas fazendo exercício, daria o equivalente a queimar 2,7g de gordura. Esse sacrifício resultaria no equivalente a você queimar meia gota de azeite.

– Ficar sem comer durante a noite não esvazia suas reservas energéticas totalmente, mas coloca o corpo em estado de alerta. O corpo resgata o instinto de sobrevivência, que é tentar preservar energia para as suas funções vitais.

aej-funciona-verdade-ou-mentira

Se você força seu organismo a fazer atividade física em jejum, ele entende como um alerta de que você está em período de alta privação.

Automaticamente, seu corpo começa a fazer ajustes metabólicos para se proteger.

Uma das ferramentas do organismo é tentar poupar a reserva de energia, que é a gordura, e se livrar de tecidos “desnecessários”, no caso, o músculo.

 

 

 

 

 

 

POSTS RELACIONADOS

Dicas para você entrar em forma em 2021
Dicas para você entrar em forma em 2021
Razões para você adicionar brócolis na sua dieta hoje mesmo
Razões para você adicionar brócolis na sua dieta hoje mesmo
Como criar tempo livre para entrar em forma
Como criar tempo livre para entrar em forma