Algumas regiões do Brasil estão vivenciando um inverno rigoroso este ano. Céus escuros, temperaturas baixas e dias mais curtos podem inibir nossa vontade de treinar na estação mais fria do ano.

jose-aldo-vs-munhoz

Todos sabemos que as atividades físicas não podem parar, e recomeçar no verão ou na primavera, pode ser tarde demais.

O Venum Blog falou com os especialistas e dá cinco dicas para sua evolução não parar neste inverno!

5 Dicas para treinar no Inverno

Capriche no aquecimento

Assim como um carro, nosso corpo também leva mais tempo para se aquecer no inverno. Executar exercícios pesados e movimentos bruscos sem estar aquecido pode resultar facilmente em uma lesão. Aqueça com calma e só comece a treinar forte quando sentir que seu corpo está pronto.

Não pare de se movimentar

No inverno, assim como o aquecimento, é importante terminar o treino de forma adequada. Caso esteja fazendo exercícios de alta intensidade, não pare de uma só vez. Seus músculos poderão enrijecer e ter espasmos. Desacelere aos poucos, com uma caminhada, ou movimento mais leves até você parar de se movimentar definitivamente.

No frio nossos músculos esfriam com velocidade, portanto, quaisquer subprodutos da contração não podem ser eliminados da corrente sanguínea a tempo.

Se vista adequadamente

O treino de inverno requer roupas mais quentes. Muitas vezes acabamos subestimando às baixas temperaturas, principalmente quando passamos o dia em casa, ou no escritório, antes de ir treinar.

Se vista de forma adequada com camadas, assim você pode ir tirando as peças ao longo de sua atividade física. Não esqueça de se agasalhar novamente assim que acabar o treino, por mais que você sinta que seu corpo está quente.

Treine durante o dia

Caso isso seja possível na sua agenda, treine pela manhã, ou ao meio-dia. Além de ser a hora mais quente do dia, o sol está no melhor posicionamento para fornecer Vitamina D. Na estação mais fria do ano, muitas pessoas têm deficiência de Vitamina D, o que pode causar mal humor e problemas nos seus ossos e articulações.

Coma muitas frutas e vegetais

O inverno nos empurra comidas mais calóricas e menos nutritivas, o que chamamos de comfort food. Mas você não pode vacilar na sua dieta, mesmo no frio.

Ajude seu sistema imunológico comendo frutas e vegetais. Inclua na sua dieta qualquer tipo de raízes, repolhos e saladas de inverno como alface, chicória ou radicchio.

O inverno também tem suas frutas como as tangerinas e as maçãs. Não deixe nenhuma dessas fora de seus lanches e café da manhã.

Agora é só anotar direitinho essas dicas e mandar bala no seu treino.