Conheça a história da luva mais leve dos esportes de combate.

As luvas MMA são artigos esportivos recentes, até mais novos que o esporte em si. No começo do vale tudo, os combates eram realizados com a mão seca, sem uso de nenhum equipamento de segurança. Astros como Wanderlei Silva e Shogun Rua participaram de torneios em que os lutadores entravam no ringue com nenhuma proteção para o pulso ou as mãos. A evolução e o crescimento do esporte fizeram com que os atletas se preocupassem mais com segurança e o uso de luvas é obrigatório em todos os eventos de MMA.

luvas-mma-ufc

Uso de luvas em esportes de combate começou por volta de 1700

Os primeiros indícios do uso de proteção nas mãos para algum tipo de luta são muito antigos. Há relatos do século II de atletas na Grécia que usavam tiras de couro enroladas nos dedos para proteger os dedos e o rosto do adversário. No pancrácio, considerado o esporte percursor do MMA, o lutador usava pedaços de metal na mão, para aumentar a eficiência dos golpes. Mortes de atletas eram comuns no primeiro esporte a unir luta agarrada e golpes traumáticos.

A primeira luva de fato foi inventada em 1700. O inventor foi lutador o inglês Jack Broughton, ele também criou as primeiras regras do boxe. As primeiras luvas MMA surgiram após a criação do esporte.

luvas-mma-tank

Luvas de MMA surgiram no Japão

O primeiro evento de artes marciais mistas a usar uma luva de proteção foi o Shotoo no Japão. Em 1989 as luvas eram um item de proteção obrigatório. Mas, luvas com os dedos de fora não foi novidade para os fãs das artes marciais. O astro Bruce Lee aparece com uma luva de Kempo no filme “Operação Dragão”, o equipamento é muito parecido com uma luva MMA de hoje em dia.

O boxer Art Jimmerson viu que uma luva de boxe não seria eficaz em uma luta de MMA. Ele entrou com o artefato da nobre arte contra Royce Gracie, e desistiu do combate ainda no início.  A primeira pessoa a usar uma luva MMA nos moldes modernos foi Melton Bowen no UFC 6, ele tinha uma espécie de luva adaptada para a luta agarrada. Já a lenda Tank Abbott fez as luvas MMA, com os dedos de fora, ficarem famosas e virarem exigências no maior evento de lutas mistas no mundo.

As luvas sofreram algumas alterações, mas são padrão em todos os eventos que envolvem luta agarrada e socos.

luvas-mma-venum-fight

Atletas pedem mudança nas luvas MMA

O maior problema das luvas MMA modernas são as dedadas no olho.    O golpe ilegal, e na maioria das vezes não intencional, já acabou com 32 lutas profissionais e aposentou outros oito atletas. A mão relaxada na luva, por ela ser quadrada, tende a deixar os dedos abertos e causar muitos golpes ilegais. O lutador do UFC Cub Swanson é um dos maiores críticos do molde moderno. Para ele o principal problema é o desconforto e a falta de tempo para amaciá-las durante a luta. O UFC estuda propostas para um novo molde de luva MMA.